terça-feira, 30 de novembro de 2010

Teoria

                                                                 Teorema de Pitágoras

pitágoras

                                                           A metafísica de Pitágoras

Nicolau Copérnico

Matemático e astrônomo polonês, autor da Teoria Heliocêntrica, segundo a qual o sol é o verdadeiro centro do sol é o verdadeiro centro do sistema solar, devendo-se a sucessão de dias e noites, ao movimento da rotação da Terra sobre seu próprio eixo. Copérnico nasceu em Tourun, na Posnâmia (região polonesa as margens do Vístula) na fronteira com a Alemanha, à 19/02/1453, era filho de um comerciante que o deixou órfão, aos 10 anos. Sua tutela ficou à cargo de seu tio Lucius Waczenrade, Bispo de Erimland. E ele cresceu em meio ao período Renascentista, no qual o saber, bem como a cultura avançaram revulucionariamente. Também serviu a Igreja Católica, o que de certa forma foi positivo, pois lhe dava acesso ao saber entesourado da igreja .

Paolo Ruffini

Paolo Ruffini, médico e matemático, nasceu em Valentano, Papal States (agora Itália) em 22 de setembro de 1765, e morreu no dia 10 de maio de 1822 em Modena (agora Itália). No princípio ele pretendeu entrar em ordens Santas e foi tão longe como receber a tonsure, mas mudando sua mente, ele começou o estudo de matemática e medicina na Universidade de Modena onde ele recebeu o grau de doutor. Aos vinte e três anos ele foi designado professor de análise depois de ter substituído durante um ano o seu professor Cassiani. Em 1791, a cadeira de matemática elementar foi confiada a ele. Enquanto isso, ele não negligenciou o estudo e prática de medicina. No tempo da invasão francesa da Itália (1796), ele foi inesperadamente designado um membro do Juniori no corpo legislativo de Milan. Não foi sem dificuldade que ele teve sucesso no retorno às suas conferências em Modena. Por ter recusado levar o juramento republicano sem a declaração condicional ditada pela sua consciência, ele foi despedido da sua posição como um conferencista público; mas com o retorno dos austríacos em 1799 ele foi restabelecido ao seu posto anterior e mantido lá pelos governos seguintes.

Blaise Pascal

Blaise Pascal foi um Filósofo e Matemático francês, nasceu em Clermont em 1623 e morreu em 1662 na cidade de Paris. Era filho de Etienne Pascal, também Matemático. Em 1632, toda a família foi viver em Paris.
O pai de Pascal, que tinha uma concepção educacional pouco ortodoxa, decidiu que seria ele próprio a ensinar os filhos e que Pascal não estudaria Matemática antes dos 15 anos, pelo que mandou remover de casa todos os livros e textos matemáticos. Contudo, movido pela curiosidade, Pascal começou a trabalhar em Geometria a partir dos 12 anos, chegando mesmo a descobrir, por si, que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos retos. Então o seu pai resignou-se e ofereceu a Pascal uma cópia do livro de Euclides.
Aos 14 anos, Pascal começou a acompanhar o seu pai nas reuniões de Mersenne, onde se encontravam muitas personalidades importantes. Aos 16 anos, numa das reuniões, Pascal apresentou uma única folha de papel que continha vários teoremas de Geometria Projetiva, incluindo o hoje conhecido como "Hexagrama místico" em que demonstra que "se um hexágono estiver inscrito numa cônica, então as intersecções de cada um dos 3 pares de lados opostos são colineares". Em Fevereiro de 1640 foi publicado este seu trabalho – "Ensaio sobre secções cônicas", no qual trabalhou durante 3 anos
Em 1639 a família de Pascal deixou Paris e mudou-se para Rouen, onde o seu pai tinha sido nomeado coletor de impostos da Normandia Superior.
Aos dezoito anos e com o objetivo de ajudar o pai na tarefa de cobrar impostos, Pascal inventou a primeira máquina digital, chamada Pascalinne para levar a cabo o processo de adição e subtração, e posteriormente organizou a produção e comercialização destas máquinas de calcular (que se assemelhava a uma calculadora mecânica dos anos 40). Pelo menos sete destes «computadores» ainda existem; uma foi apresentada à rainha Cristina da Suécia em 1652.

Arquimides

Baskara

Bhaskara viveu de 1114 a 1185 aproximadamente, na India.
Nascido numa tradicional família de astrólogos indianos, seguiu a tradição profissional da família, porém com uma orientação científica, dedicando-se mais à parte matemática e astronômica ( tais como o cálculo do dia e hora da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas ) que dá sustentação à Astrologia.
Seus méritos foram logo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da India, na época.
Seu livro mais famoso é o Lilavati, um livro bem elementar e dedicado a problemas simples de Aritmética, Geometria Plana (medidas e trigonometria elementar ) e Combinatória. A palavra Lilavati é um nome próprio de mulher (a tradução é Graciosa), e a razão de ter dado esse título a seu livro é porque, provavelmente, teria desejado fazer um trocadilho comparando a elegância de uma mulher da nobreza com a elegância dos métodos da Aritmética. Numa tradução turca desse livro, 400 anos depois, foi inventada a história de que o livro seria uma homenagem à filha que não pode se casar. Justamente essa invenção é que tornou-o famoso entre as pessoas de pouco conhecimento de Matemática e de História da Matemática. Parece, também, que os professores estão muito dispostos a aceitarem estórias românticas em uma área tão abstrata e difícil como a Matemática; isso parece humanizá-la mais.

Pitágoras

 Pítágoras: O gênio de Samos era um homem religioso, acreditava na transmigração da alma: quando um homem morre, sua alma passa para outro ou para um animal. Só pela vida "pura" a alma poderia libertar-se do corpo e viver no céu. E vida pura significava, para Pitágoras, austeridade, coragem, piedade, obediência, lealdade. Dizia a seus alunos: "Honra os deuses sobre todas as coisas. Honra teu pai e tua mãe. Acostuma-te a dominar a fome, o sono, a preguiça e a cólera". Mas acreditava igualmente numa série de superstições: não comer carne por causa da reencarnação, não comer favas, não atiçar o fogo com ferro, não erguer algo caído do chão.
Melhor meio de purificar a alma, ensinava Pitágoras, era a música. O Universo - afirmava - era uma escala, ou um número musical, cuja própria existência se devia à sua harmonia.
Como astrônomo, seu principal mérito foi conceber o Universo em movimento. Como teórico de medicina, achava que o corpo humano era constituído basicamente por uma harmonia: homem doente era sinal de harmonia rompida. Como filósofo, deu origem a uma corrente que se desenvolveu durante os séculos seguintes, inspirando - entre os principais pensadores gregos - inclusive o famoso Platão.


Teoria da Relatividade

Teoria da Relatividade

                                                                    Albert Einstein

matemática incrível

aula de matemática

aula de matemática

video aula

video aula- brincando com os simbolos matemáticos

video aula

Joseph Black (1728-1799)

Joseph Black (1728-1799)
Grande químico e físico escocês, conhecido sobretudo pela descoberta do dióxido de carbono (que ele chamou de "ar fixo") em 1754. Também fez estudos de como os carbonatos tornam-se alcalinos quando eles perdem o dióxido de carbono, descobriu que o gelo absorve calor sem mudar de temperatura quando derrete e em 1755 descobriu o elemento magnésio.
 
Stephen Hales (1677-1761)
Stephen Hales (1677-1761)
Ilustre fisiologista, químico e inventor inglês, conhecido por seus estudos referentes ao papel do ar e da água na manutenção da vida animal e vegetal, deu precisas descrições sobre o movimento da água nas plantas, demonstrou empiricamente que as plantas absorvem ar, fez importantes trabalhos na coleta de gases e foi pioneiro da fisiologia experimental, mostrando, com isso, que alguns reflexos são mediados pela medula espinal. Por seus renomados trabalhos, recebeu em 1739 a Medalha Copley.
 
John Tyndall (1820-1893)
John Tyndall (1820-1893)
Renomado físico irlandês, conhecido por suas descobertas como o fenômeno do regelo em 1871, que explica a marcha dos glaciares, bem como a difusão da luz por superfícies coloidais. Das investigações realizadas por este cientista no campo da microbiologia, juntamente com Ferdinand Cohn, nasceu um processo de esterilização que mais tarde designou-se por tindalização. Por seus trabalhos, recebeu em 1864 a Medalha Rumford.

A fome no mundo

O economista inglês Thomas Robert Malthus(1766-17840), célebre por seu Ensaio sobre o princípio da população (1798), afirmou, com base em dados da época, que a produção de alimentos cresce em progressão aritmética, enquanto a população tem a tendência de crescer em progressão geométrica.
A consequencia inevitavel dessa desproporção seria a pobreza crescente e a fome.

Estatísticas e desenvolvimento

A estatística tem seu desenvolvimento marcado pelas mais recentes descobertas científicas, como a teoria da relatividade, do físico Albert Einstin, e a física Quântica.
Também configurou-se um importante instrumento de apoio para vários campos de conhecimento, com a Psicologia, Economia, Sociologia, medicina e outros.

Fermat

Pierre Fermat nasceu na frança, em 1601, e faleceu em 1666. Matemátici francês, descobriu o cálculo das probabilidades. Estudou direito e se tornou-se advogado em 1631. Durante sua vida trabalhou como advogado e funcionário do governo, mas sua vida verdadeira paixão era a matemática.

A Matemática no mundo moderno

O mundo em que vivemos depende fundamentalmente da matemática.
Várias teorias matemátivas desenvolvidas ao longo dos tempos tornaram-se ferramentas preciosas para o entendimentos e modelos das Ciências Naturais. Por exemplo: as ondas  eletromagnética,responsável pela informação que chega a nossa TV; a informação telefônica, via satélite liga pontos distantes do nosso planeta; a computação e a maioria dos aparelhos elétronicos,que facdilitam a nossa vida, não existiriam sem desenvolvimento da matemática

Bolsa de valores

A bolsa de valores é o lugar onde se reúnem comerciantes,banqueiros e especiladores para concretizar operções sobre mercadorias, dívidas,valores etc.
Há bolsa que trabalham com mercadorias de modo exclusivo, tendo como função básica a rapidez com que efetuam as transações por meio do agente mediador especializado.
O nome bolsa de valores, provavelmente,veio da cidade de burgre, na Bélgica. Lá, os comerciantes reuniam-se na casa do comerciante Van der Bourse, daí o nome empregado até os dias de hoje.
Rée Descartes, Matemático e filósofo francês. Também considerado o  pai do racionalismo e consequentimente avô da Revolução, que apenas consedeu autoridade á razão.
Tales de Mileto, Matemático e filósofo grego, nasceu em Mileto, na Ásia.


Carl Gustav Jacob Jacobi nasceu em Potsdam, hoje alemanha, em Berlim, em 1851. Filho de banqueiro judeu, em sua vida nunca faltou nada.  Estudo na Universidade de Berlim, especificamente filosofia e matemática, sendo professor desta última e dedicando-se exclusivamente a ela e, em 1825, apresentou sua tese de doutoramento.
Trabalhou em muitos campos da matemática. Entre eles destacam-se a teoria ods números, as funço~es elíticas, as equações diferenciais e os determinantes - um dos conceitos que é mais lembrado é o do determinantes funcionais.
Augustin Louis Gauchy, matemático francês, nasceu em Paris, em 1789, e faleceu em Sceaux, em 1857. Cursou e foi professor da escola e ainda como estudante teve a colaboração de Laplace e Lagrande, que se interessaram por seu trabalho.
Escreveu muitos livros e memórias, a maioria deles de matemática pura, sempre enfatizando as experiências efetuadas com rigor e que tinha lançado com resultado. Desse modo, colaborou de forma ampla com suas memórias para o jornal, da escola politécnica, e para os Comptes Rendus (notícias), da Academia.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Matemático Britanico Charles Babbage

Viagem pela Matemática

Os várias ramos da matemática nos ensinam como reconhecer formas e manipular números. A invenção dos números surgiu da nessecidade que os homens primitivos tinham de contar objetos e animais. Contando  com outros objetos ( Pedras, nós de cordas, dedos das mãos etc.), a humanidade começou a formar o conceito de número.
Pra construir as píramides e os templos, os egípcios criaram símbolos. Em 3.600 a.c ,aproximadamente, os cientistas Ahmes escreveu o Papiro Ahmes, um manual que abrangia 80problemas, todos resolvidos. Com esse manual, os egípcios copreenderam o sistema de numeração.
De todas as civilizações  da Antiquidade, a dos romanos foi, sem sombra de dúvida, a mais importante, pois aperfeiçoou o número concreto ultilizado desde o tempo das cavernas. Os romanos usaram as próprias letras do alfabeto para retratar os números, e esse sistema foi adotado por muitos povos.
Os algarismos  foram descobertos no ano de 825 d.c., Al-Khawarizmi , o maior matemático detodos os tempos traduziu para o árabe os livros de matemática vindos da Índia e se deparou com o sistema de númeração decimal.
A contrução da matemática é imensa: no campo da navegação, indústria, comercio economia, engenharia etc. no nosso dia-a-dia vemos em todos os lugares a matemática: em bares, supermercado, ruas, em casa, em lugares públicos etc. As expressões matemáticas estão em todos os lugares presentes em nossas vidas.

CURIOSIDADE: Os  Hindus passaram seus conhecimentos matemáticos aos árabes, que também contribuíram para o seu desenvolvimentos. foi por meio dos árabes que esses conhecimentos chegaram á Europa.

AUTORA: Ithalla Rilly

Albert Einstein

Albert Einstein (nascido em 1879), foi um cientista alemão. Quando Hitler subiu ao poder, ele transfiriu-se para a Inglaterra e depois para os Estados Unidos, onde se fixou até o fim de sua vida, em 1955.
Matemático com idéias muito adiante de seu tempo, elas não foram facilmente apreendidas, embora certas observaçoes astronomicas que se fizeram pudessem mostrar a todo mundo que Einstein devia ter razão.
Einstein é mais conhecido pela sua teoria da relatividade, que começou a desenvolver quando o moço, na suíça. Tal como Isaac Newton, ele revolucionou os conceitos acerca da naturaza do Universo.